Menu Fechar

Mensagem do Presidente

Atualmente, o tabagismo convencional é a principal causa – evitável – de morbimortalidade, sendo responsável, de acordo com o último relatório do Programa Nacional para Prevenção e Controlo do Tabagismo, pela morte de um cidadão Português a cada 50 minutos, e cerca de 12 mil anualmente.

Face à necessidade de representar os utilizadores e empresários do setor, nasceu a APORVAP – Associação Portuguesa de Vaporizadores. Ainda que o seu âmbito e interesse de atuação seja vasto, a ênfase depositada pelos organismos com responsabilidades no seio da saúde pública e, consequentemente, na comunicação social, no não reconhecimento de que os vaporizadores precisam, apenas, de ser conotados como menos danosos que os produtos de tabaco – e não inócuos – criou, em relação aos mesmos, uma atitude negativa e alarmista.

Entendo a preocupação que, naturalmente, partilho. Produtos como os cigarros eletrónicos, que são comercializados para o público e que contêm componentes aditivos, não isentos de risco, idealmente e por motivos de saúde pública, não devem ser incentivados a qualquer pessoa. Todavia, acreditamos que isso deixa de ser tão linear, quando passa a ser desejável um certo nível de potencial de uso, destinado a manter a conformidade e apoiar a substituição de uma substância com maior potencial de abuso e dano, como o cigarro convencional.

Nesse sentido, enquanto presidente da APORVAP, estou impelido e extremamente motivado a evitar a erosão de todas as evidências existentes, disponibilizando, desde já, a APORVAP para o diálogo, partilha de conhecimento e eventual investigação adicional, visando o esclarecimento e clarificação pública.

Acredito que, só assim, será possível enveredar por uma abordagem multidimensional, que vise não se gorar a possibilidade de combater, mais eficazmente do que nunca, o flagelo do tabagismo, responsável pela morte de um fumador a cada 50 minutos. Quero confiar que este é o objetivo de todos os que, a par da APORVAP, partilham a responsabilidade de zelar pelos interesses da saúde pública.

Prof. Dr. Cristiano Batista
Presidente da APORVAP