Menu Fechar

APORVAP associa-se a 2 iniciativas Europeias, com o objetivo de dar voz aos utilizadores de vaporizadores pessoais.

A European Tobacco Harm Reduction Advocates (ETHRA), uma associação que reúne 22 grupos europeus que representam os consumidores de produtos de nicotina menos nocivos, lançou um questionário com o objetivo de analisar os comportamentos dos utilizadores de nicotina na Europa. A ETHRA insta os consumidores europeus a colaborarem, apelando à máxima participação e apoio na divulgação do inquérito, partilhando-o nas redes sociais. 

A pesquisa faz perguntas sobre o uso de diferentes produtos de nicotina, a fim de discernir as condições para os diferentes utilizadores em toda a Europa. Examinam-se igualmente as consequências práticas de eventuais alterações regulamentares. 

Já a World Vapers’ Alliance (WVA), instiga os utilizadores a assinarem uma petição que visa fazer que a vaporização se torne parte do plano da Europa para vencer o cancro.

Esta petição terá como objetivo principal apelar aos eurodeputados e aos governos europeus para que apoiem a inclusão da vaporização no plano europeu de combate ao cancro. Estamos num ponto crítico na Europa. Mais do que nunca, é essencial que os esforços para reduzir os danos causados por fumar, tal como mudar para vaporizadores, estejam incluídos no plano europeu de luta contra o cancro.

 
Os resultados do inquérito e da petição permitirão a recolha de dados sobre a utilização da nicotina na Europa e a manifestação de interesse, dentro dos prazos regulamentares fundamentais da União Europeia (UE), relativos às propostas de alteração de duas diretivas (a Diretiva relativa aos produtos do tabaco, TPD, e a Diretiva relativa aos impostos especiais sobre o consumo de tabaco, TED) bem como da consulta pública sobre eventuais alterações e/ou adaptações ao atual Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, todos com data limite em Maio de 2021


A elaboração de um mapa concreto das utilizações, necessidades e interesses, baseado nas respostas ao inquérito ETHRA e assinatura da petição da WVA, permitirá esclarecer as questões das possíveis revisões e fornecerá informações úteis ao público, aos defensores da redução de danos e, naturalmente, aos decisores, em particular aos deputados.

Ambas a iniciativas estão abertas apenas para adultos, disponíveis em Português e poderão ser acedidas aqui:

Questionário ETHRA

Petição WVA