Menu Fechar

COMUNICADO DA DIREÇÃO

É com imenso orgulho que anuncio que, no dia 15 de dezembro de 2019, foi criada a Associação Portuguesa de Vaporizadores – APORVAP.

A existência da APORVAP era aguardada com grande ânsia, tendo sido possível graças ao esforço e empenho de inúmeras pessoas que, ontem, viram esse esforço atingir o seu primeiro objetivo. Antes de mais, será perentório reconhecer-lhes o mérito. Parabéns, o primeiro passo de um longo caminho, está dado!

Seguem-se algumas questões burocráticas que, certamente, serão cumpridas com a máxima brevidade e com o profissionalismo que, até então, nas diferentes etapas que ultrapassamos, sempre nos tem caracterizado. Expectavelmente, arrancaremos o novo ano civil com todos os recursos.

Ainda que o nosso âmbito e interesse de atuação seja vasto, a ênfase depositada pelos organismos com responsabilidades no seio da saúde pública e, consequentemente, na comunicação social, no não reconhecimento de que os vaporizadores precisam apenas de ser conotados como menos danosos que os produtos de tabaco, e não inócuos, criou, em relação aos mesmos uma atitude negativa e alarmista. Estou preocupado, ainda que impelido, a evitar a erosão de todos as evidências existentes, disponibilizando desde já a APORVAP para o diálogo, partilha de conhecimento e eventual investigação adicional, visando o esclarecimento e clarificação pública.

Juntos, teremos a força e a tenacidade para o desenvolvimento de uma abordagem multidimensional, que vise não se gorar a possibilidade de combater, mais eficazmente do que nunca, o flagelo do tabagismo responsável pela morte de um fumador a cada 50 minutos.

Prof. Dr. Cristiano Batista
Presidente da APORVAP