Menu Fechar

A importância do conhecimento!

O Plano Europeu de Combate ao Cancro foi apresentado pela Comissão Europeia ao Parlamento Europeu em 4 de fevereiro de 2021. Os eurodeputados estão atualmente a desenvolver um relatório sobre o combate ao cancro, que deverá estar concluído no final do ano. O tabaco – junto com o álcool, má nutrição e falta de atividade física – foi destacado como uma causa comum de cancro. Um dos principais tópicos de debate durante as futuras discussões legislativas será o papel desempenhado pelos chamados produtos de redução de danos do tabaco.

A ECigIntelligence entrevistou um grupo de deputados europeus para saber as suas opiniões sobre novos produtos de nicotina, como cigarros eletrónicos (vaporização), tabaco aquecido e bolsas de nicotina. A pesquisa foi realizada online, anonimamente, e todos os dados permanecem confidenciais, exceto a análise consolidada. O inquérito foi enviado a todos os eurodeputados (de todos os Estados-Membros e partidos políticos) e foram obtidas respostas de mais de 30 eurodeputados, representando quase 5% do Parlamento Europeu. 

Este é um resumo dos resultados mais interessantes.

  • Uma grande proporção de deputados não tem conhecimento sobre novos produtos de nicotina;
  • As opiniões sobre o risco parecem vinculadas ao conhecimento dos produtos. Os deputados que conhecem os produtos têm maior probabilidade de os considerar menos arriscados do que fumar; aqueles que não têm conhecimento, têm maior probabilidade de considerar os produtos iguais ou mais prejudiciais do que fumar;
  • A maioria dos eurodeputados acredita que os novos produtos de nicotina podem ajudar os atuais fumadores existentes a deixar de fumar.
  • Os eurodeputados consideram, predominantemente, que vaporizar é mais seguro do que fumar, mas 1 em cada 5 pensa que alguns novos produtos de nicotina podem ser tão arriscados como fumar.

Consciencialização e conhecimento dos produtos

Os eurodeputados têm diferentes níveis de conhecimento sobre os diferentes tipos de novos produtos de nicotina, sendo a vaporização a mais conhecida e as bolsas de nicotina a menos.

Pelo menos um terço dos deputados não tem conhecimento de cada tipo de novo produto de nicotina.

 

O conhecimento sobre estes produtos influencia as atitudes dos deputados?

 Os eurodeputados que têm conhecimento destes produtos têm muito mais probabilidade do que aqueles que não os têm de considerar os produtos menos arriscados do que fumar.

Os eurodeputados com conhecimento dos produtos também têm muito menos probabilidade de estarem indecisos sobre o risco.

Os eurodeputados sem conhecimento dos produtos muitas vezes pensam que as bolsas de nicotina são mais seguras do que fumar, mas tendem a acreditar que a vaporização é pelo menos igualmente perigosa.

 

Os novos produtos de nicotina ajudarão os fumadores a parar ou encorajarão as pessoas a começarem a fumar?

A maioria acha que esses novos produtos de nicotina provavelmente ajudarão os fumadores existentes a parar de fumar.

Muito poucos eurodeputados acreditam que estes produtos levarão os não fumadores ao tabagismo.

Vaping é considerado mais provável de ajudar os fumadores a parar de fumar – mas também consideram que é o mais provável de encorajar o fumo.

 

Os novos produtos de nicotina são menos prejudiciais do que os cigarros convencionais?

A maioria dos eurodeputados acredita que todos os novos produtos de nicotina são mais seguros do que os cigarros.

75% dos eurodeputados afirmam que vaporizar é mais seguro do que fumar, mas cerca de um em cada cinco pensa que alguns novos produtos à base de nicotina podem ser tão perigosos como fumar.

 

Como os novos produtos de nicotina devem ser regulamentados?

Cerca de 70% dos deputados consideram que as vendas online de todos estes novos produtos de nicotina deveriam ser permitidas.

Quase metade dos eurodeputados acredita que as regras de publicidade de todos estes produtos devem ser iguais às do tabaco tradicional.

Cerca de um terço dos eurodeputados afirma que os sabores devem ser regulamentados com menos rigor do que o tabaco tradicional.

 

Este Artigo foi traduzido da publicação, EcigIntelligence

Clique na imagem para aceder ao artigo em inglês.